Honorários advocatícios assistenciais
25 de maio de 2020
Convenção 87-OIT
16 de junho de 2020

A Excola Social concluiu o DEMOKRATOS, a plataforma de eleições digitais desenvolvida por técnicos e conhecedores do tema, com a colaboração de entidades sindicais.

Mais do que um sistema de votação, a plataforma se propõe a funcionar como um verdadeiro processo eleitoral, com várias etapas inerentes às eleições sindicais e em entidades corporativas (associações, cooperativas, condomínios, Conselhos etc.), desde a publicação do edital convocatório até a elaboração digital da minuta da ata final, sem usurpar as atribuições das Comissões Eleitorais e flexível o suficiente para se adequar a cada tipo de estatuto sindical.

O mundo está mudando e, em meio a tantas transformações, a realidade de modelos informatizados assume nova perspectiva. Os sindicatos precisam se adaptar a esta nova sistemática. Quem não se atualizar poderá ficar pelo meio do caminho, gastando mais e se sujeitando às intempéries das eleições tradicionais, em que a constatação de vários vícios tem maculado frequentemente os processos eleitorais, com anulações, afastamento de diretores, nomeação de juntas governativas etc. Além das vantagens de cunho tecnológico,  eleições digitais podem constituir uma das poucas alternativas viáveis em momentos de quarentena ou de proibição de aglomeração de eleitores, mostrando-se mais apropriadas, jurídica e politicamente, do que a prorrogação de mandatos sem prévia assembleia ou que não seja representativa.

Considerando a complexidade e as várias etapas de uma eleição, a plataforma DEMOKRATOS abrange duas sistemáticas operacionais:

(a) estrutura-se como um processo digital ou um “PJe” simplificado, em que as chapas, as Comissões e os advogados praticam todos os atos diretamente no sistema, juntando petições, acostando documentos (ex.: recibos de taxas, comprovantes de quitação, procurações, fichas de inscrição de chapas), fornecendo todos os dados completos dos membros das chapas, juntada de Atas, apresentação de impugnações, defesas, decisões das Comissões etc.;

(b) também conta com uma alternativa mais simples, a etapa de votação, que envolve a disposição do sistema para os eleitores votarem de onde estiverem, podendo acompanhar o pleito online (quantas pessoas votaram, quantas ainda faltam etc.) e obterem o imediato resultado do pleito (apuração).

Caberá à entidade interessada, então, optar pelo serviço que melhor atenda aos seus propósitos. Qualquer que seja a opção, contará com a isenção e a seriedade da equipe da Excola, a qual ainda oferecerá, incidentalmente, serviços complementares de assessoria eleitoral, cursos de eleições digitais, arbitragem e mediação. Tudo pensado para evitar a judicialização.

As bases de validade de um processo são a igualdade de armas e o contraditório. É assim que a plataforma processual se estrutura, dentro de uma engenharia digital que assegura as competências estatutárias e, ao mesmo tempo, a segurança tecnológica da equipe responsável pelo sistema.

O lema do DEMOKRATOS é: “Eleições democráticas, transparentes e auditáveis”.

A Excola agradece a todas as entidades que colaboraram para o desenvolvimento do projeto.

Aguarde para conhecer melhor a plataforma ou antecipe seu pedido de eleições digitais. Contate a Excola, envie email: excolasocial@gmail.com.